Criar um Site Grátis Fantástico
Obama pede 60.400 milhões ao congresso por "Sandy"
Obama pede 60.400 milhões ao congresso por "Sandy"

WASHINGTON- O presidente Barack Obama pediu ao Congresso sexta-feira 60.400 milhões dolares em ajuda federal para Nova York, Nova Jersey e outros estados atingidos pela tempestade Sandy no final de outubro.

É um desastre, cujo custo é apenas rivalizado pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e o Furacão de 2005, que devastou Nova Orleans e a costa do Golfo.

O p
edido de Obama acrescenta um novo e enorme item a fazer a uma agenda do Congresso já embalado com a controvérsia sobre a forma de resolver problemas orçamentário do país e evitar o precipício fiscal.

"Nossa nação tem a obrigação de ajudar aqueles que sofreram perdas e que carecem de meios adequados para reconstruir suas vidas", disse Jeffrey D. Zients, vice-diretor do escritório de orçamento de Obama, escrevendo para os líderes do Congresso.

"Ao mesmo tempo, estamos empenhados em garantir que os recursos federais sejam usados ​​com responsabilidade e que o esforço de recuperação seja uma tarefa compartilhada".

A medida combina com ajuda para proprietários de imóveis, empresas e do governo estadual e local por Sandy vem com apenas algumas semanas antes do recesso do Congresso.

A maior parte do dinheiro, 47,4 $ bilhões é para ajuda imediata às vítimas e outros esforços de recuperação e reconstrução. Os outros US $ 13 bilhões SÃO para os esforços de prevenção para proteger contra tempestades futuras.

O pedido vem após longas discussões na tarde de sexta-feira com os legisladores e funcionários de áreas impactadas. Autoridades dos Estados afetados pediram muito mais dinheiro, mas elogiou a solicitação e pediu ao Congresso para aprovar o mais rapidamente possível.

"Este é um passo importante", disse o governador de Nova York, Andrew Cuomo em uma conferência de imprensa em Nova York.

Ele disse que a administração Obama está aberta a mais financiamento, se necessário no futuro. "Nós vamos ficar bem, se conseguirmos esse financiamento. Este vai ser um ativo importante para este estado."

Cuomo, um democrata, e o governador de Nova Jersey Chris Christie veio a Washington nesta semana para pressionar por tão grande pacote de ajuda de um desastre possível.

O p
edido de sexta-feira estava no topo do que era esperado e veio depois de os aliados de Obama, como o senador Charles Schumer, democrata de Nova York, criticou os relatórios na Casa Branca depois que se tinham estabelecido em um valor de US $ 50 bilhões.

Christie-que sofreu algumas críticas de republicanos por elogiar Obama por prestar ajuda durante a campanha presidencial.

"Agradecemos o presidente Obama por seu compromisso firme de apoio e estamos ansiosos para continuar a nossa parceria no esforço de recuperação", os dois governadores, informaram em um comunicado conjunto.

O pedido de ajuda pode enfrentar um caminho turbulento, especialmente pelo partido republicanos que são susceptíveis de pressionar por cortes no orçamento em outros lugares para compensar alguns ou mesmo todos os custos de desastres.

Como é tradicional em desastres naturais, o pedido não foi acompanhado por compensação cortes de gastos para custear o seu custo.

A medida é susceptível de avançar em primeiro lugar no Senado controlado pelos democratas, onde partidários esperam que possa ser rapidamente analisados  já na próxima semana.

"Não é tudo o que queríamos, mas está perto do suficiente", disse Schumer em uma entrevista. "Nosso objetivo é de conseguir este feito até 31 de dezembro."

A ajuda vai ajudar os estados a reconstruir infra-estrutura pública, como estradas e túneis e ajudar milhares de pessoas deslocadas de suas casas. Sandy foi o desastr natural mais caro desde o furacão Katrina em 2005 e uma das piores tempestades da história do Nordeste.


Fonte: Denver Post