Obama nomeia John Kerry secretário de defesa
Obama nomeia John Kerry secretário de defesa

O presidente Barack Obama nomeou John Kerry para substituir Hillary Clinton como secretário de Estado, chamando o veterano senador dos EUA de a "escolha perfeita" para o principal diplomata dos Estados Unidos, quando ele começou reformulando sua equipe de segurança nacional para um segundo mandato.

Obama escolhe Kerry, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e candidato presidencial democrata 2004, depois de o favorito, a embaixadora da ONU, Susan Rice, retirou-se na semana passada.

Mesmo que Obama tenha colocado uma importante peça de seu gabinete renovado no lugar, ele espera para nomear um novo secretário defesa.

O atraso veio em face de uma crescente reação dos críticos do ex-senador republicano Chuck Hagel, que é considerado um dos principais candidatos para substituir Leon Panetta no Pentágono.

Com Kerry em pé ao seu lado, Obama expressou confiança de que o senador - um apoiante leal que tem muito cobiçado o trabalho do Departamento de Estado - ganharia confirmação rápida de seus colegas de Senado.

"Como virar a página de uma década de guerra, ele entende que temos que aproveitar todos os elementos do poder americano e garantir que eles estão trabalhando juntos", disse Obama. "John ganhou o respeito ea confiança de líderes ao redor do mundo".


Fonte: Haaretz