Ex-general Abdel Aziz al-Jassem Shallal supostamente se junta rebeldes em um vídeo no YouTube, dizendo que o exército se transformou em "gangues assassinas".
O chefe da polícia militar da Síria desertou do governo do presidente Bashar al-Assad e acusou o exército de ter se transformado em "gangues assassinas", de acordo com uma fonte de segurança em um vídeo on-line.
No vídeo divulgado por ativistas de oposição na quarta-feira, o policial militar vestido disse: "Eu, o general Abdel Aziz Jassem al-Shallal, comandante da policia militar da síria, anuncio que estou desertando do exército do regime, e aderindo à revolução do povo.
" "O exército se desviou da sua missão essencial, que é a de proteger o país, e se transformou em assassinos, gangues destrutivas", disse Shallal no vídeo publicado no site YouTube internet de compartilhamento de vídeos.
"A destruição de cidades e aldeias, e da Comissão de massacres contra o nosso povo, os civis indefesos, que tomaram as ruas pedindo liberdade" , disse ele.
Sua deserção vem como a pressão militar sobre o regime, com as bases do governo caindo pelos ataques rebeldes perto da capital Damasco e em outros lugares em todo o país.
Uma fonte de segurança da Síria confirmou a deserção, mas minimizou sua importância, dizendo que Shallal já ia se aposentar e havia desertado para "jogar de herói".
Mohamed da Al Jazeera de Beirute, disse: "Desde a deserção do primeiro-ministro sírio em agosto este poderia ser um dos mais importantes.
"Há um padrão de autoridades sírias que tentam minimizar este tipo de deserção.
Eles disseram que ele estava à beira de se aposentar e sua deserção não é significativa. "Deserções deste tipo geralmente acontecem quando o regime e suas defesas estão desmoronando", acrescentou.
Fonte: Al Jazeera