Criar um Site Grátis Fantástico
EUA propõem venda de avião espião a Coreia do sul
EUA propõem venda de avião espião a Coreia do sul

A administração do presidente dos EUA, Barack Obama propôs formalmente uma venda dos controvérsos drones espiões avançados para ajudar a Coréia do Sul na sua defesa de qualquer ataque do Norte que são fortemente armados.

Seul solicitou uma possível venda de US $ 1,2 bilhão Northrop Grumman Corp quatro RQ-4 "Global Hawk" aeronaves remotamente pilotadas com capacidades de vigilância reforçadas, os EUA Agência de Cooperação de Segurança da Defesa, disse na terça-feira.

A notificação formal ao Congresso dos EUA veio menos de duas semanas depois de um lançamento espacial norte-coreano de um satélite, que foi amplamente condenado pelos Estados Unidos como um "ato altamente provocativo".

Coréia do Sul precisa de tais sistemas para assumir a responsabilidade para cima de inteligência  norte-americana Comando de Forças Combinadas, como previsto, em 2015, disse a agência de segurança.

"A proposta de venda do RQ-4 irá manter inteligência adequada, vigilância e capacidades de reconhecimento e garantir a aliança é capaz de monitorar e deter ameaças regionais em 2015 e além", disse o comunicado.

Os Estados Unidos concordaram com Seul a entregar o comando das tropas de guerra coreanos tarde desta década. O regime atual cresceu  o papel dos EUA na Guerra 1950-1953 coreana que repeliu uma aquisição da Coréia do Norte da do Sul.

Seul tem demonstrado interesse na alta altitude, a plataforma de Falcão de longa resistência global por pelo menos quatro anos.

O sistema transmite imagens e outros dados de 18.300 metros a uma velocidade quase em tempo real, através de sensores electro-ópticos, infravermelho e radar imageador.

A possível venda foi realizada por discussões envolvendo preço configuração da aeronave, e um go-lenta na liberação de tecnologia sujeita a um tal pacto voluntário de controle 34-nação braços.

O Norte é proibido de testes de mísseis ou tecnologia nuclear sob sanções internacionais impostas depois de seus 2006 e 2009 testes de armas nucleares.

Em outubro de 2008, o então secretário de Defesa, Robert Gates, disse a jornalistas que os Estados Unidos foi "muito simpático" ao interesse da Coréia do Sul em Global Hawk.

Mas ele citou questões que tiveram de ser superados por causa do chamado Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis. O pacto, criada em 1987, foi creditado com retardar a propagação de mísseis balísticos e outros sistemas não tripulados que, potencialmente, poderiam ser usados ​​para produtos químicos, ataques biológicos e nucleares.

Defensores do controle de armas temem que isso poderia alimentar a instabilidade e agitar os braços regionais-corrida dinâmica, bem como fornecer cobertura diplomática para uma expansão de tais exportações da Rússia, China e outros.

Se uma venda ocorre, que seria para a terceira geração de drones Global Hawk conhecida como Bloco 30, o aviso da agência de segurança ao Congresso disse. Coréia do Sul compra Hawk possível global marcaria a primeira venda do sistema na região da Ásia-Pacífico. Ele já foi vendido para a Organização do Tratado do Atlântico.


Fonte: Al Jazeera